CNIDÁRIOS

CNIDÁRIOS


          Cnidários (do grego knide, urtiga) ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo e seus principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.



ESTRUTURA

                        Resultado de imagem para cnidarios

          Os cnidários apresentam dois tipos morfológicos, as medusas, que são representadas pelos organismos natantes, como as águas-vivas (apresentam um coepo gelatinoso em forma de sino, com tentáculos em sua margem e a boca central), e os pólipos, que constituem os organismos sésseis, ou seja, fixos a um substrato (apresentam formato tubular, como as anêmonas-do-mar, podendo viver em colônias ou isolados). Algumas espécies podem apresentar as duas formas em diferentes períodos da vida.  
          Este filo desenvolveu dois folhetos germinativos na fase embrionária, a ectoderme e a endoderme. A ectoderme originou a epiderme (camada celular mioepitelial que reveste o corpo externamente, e tem funções musculares). A endoderme originou a gastroderme (uma camada gastro-muscular interna que reveste a cavidade gastrovascular dos cnidários). Além disso, entre esses dois tecidos existe uma camada de consistência coloidal (gelatinosa) atravessada e preenchida por células nervosas, a mesogleia. Essa camada é mais abundante nas medusas do que nos cnidários pólipos.
          Os indivíduos deste filo apresentam um tipo característico de células, os cnidócitos, estruturas urticantes que servem para defesa e captura de presas; se concentram principalmente nos tentáculos. O cnidócito (ou cnidoblasto) possui uma estrutura sensível em forma de gancho (o cnidocílio) que adere à superfície da presa, e em seu interior uma cápsula preenchida com líquido e um filamento urticante, que é disparado na presa para paralisá-la. Essa estrutura responsável pelas toxinas dos cnidários é chamada nematocisto. Além disso, os cnidários não apresentam sistema digestório, respiratório e circulatório.
         

REPRODUÇÃO

          Podem apresentar reprodução sexuada e assexuada.
          A reprodução sexuada é possível graças a existência de cnidários dióicos (sexos separados) ou monóicos (hemafroditas). Nesse tipo de reprodução, há formação de gametas femininos e masculinos, onde o macho libera seus espermatozoides na água, os quais fecundam o óvulo feminino, presente na superfície corporal. Entretanto, o mais comum é os gametas se encontrarem na água, ocorrendo uma fecundação externa.
          Já a reprodução assexuada, ocorre por brotamento. Na superfície do corpo existem brotos que ao se desenvolverem, desprendem-se e originam novos indivíduos. Esse tipo de reprodução é comum em hidras de água doce e em algumas anêmonas marinhas.
           Além disso, a reprodução dos cnidários ocorre,também, por alternância de gerações: o ciclo de vida apresenta alternância entre uma fase natante livre (medusa, que se reproduz sexuadamente liberando seus gametas na água) e uma fase séssil (pólipo preso ao substrato, se reproduzindo assexuadamente por brotamento), ciclo chamado de metagênese

   Resultado de imagem para cnidarios alternancia de gerações

DIGESTÃO OU ALIMENTAÇÃO

          Os cnidários possuem sistema digestório incompleto: só há um orifício presente no corpo - a boca, que se forma do blastóporo da gástrula. A cavidade digestiva (gastrovascular) origina-se do arquêntero -formado na fase embrionária de gástrula- e tem a função de realizar a digestão e o transporte de nutrientes para todo o corpo.
           O alimento é capturado com a ajuda dos tentáculos ao redor da boca. A presa é paralisada pela ação dos cnidócitos e nematocistos, que é deglutida e parcialmente digerida com a ação de enzimas excretadas por células mioepiteliais digestivas. Nessa primeira etapa ocorre a digestão extracelular, como na maioria dos animais. O alimento não digerido é  absorvido pelas células da gastroderme, que completam o processo com uma digestão intracelular (o que em parte restringe o tamanho do alimento que pode ser ingerido. O surgimento da cavidade gastrovascular, no entanto, permitiu que as presas fossem agora maiores). O que não é digerido e não pode ser aproveitado, como a quitina do corpo de algumas presas, é eliminado pela boca.
           Resultado de imagem para digestao cnidarios

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS

-Simetria radial ( é aquela em que um eixo, e não apenas um plano, passa através do animal, e as partes se repetem em volta desse eixo.)
 - Primeiros organismos a apresentarem tecidos:
                  A ectoderme passou a ser a epiderme, denominada epitélio-muscular que tinha a função de revestir, proteger e movimentar o corpo;
                  A endoderme passou a ser a gastroderme.
- Primeiros organismos a apresentarem "intestino", chamada por cavidade gastrovascular, onde circulava e eram digerídos os nutrientes.
- Primeiros organismos a apresentarem boca circundada por tentáculos.
- Primeiros organismos a apresentarem movimento.
- Primeiros oraganismos a apresentarem células nervosas, por um sistema nervoso difuso.
- Apresentam 2 formas corporais: pólipos (que vivem fixamente em um lugar) e meduzas (que são organismos livres para se movimentarem).
- Apresentam os Cnidoblastos (uma espícula com veneno mortal). Apomorfia do filo Cnidário.

ALGUMAS QUESTÕES


(FUVEST-SP) A Grande Barreira de Recifes se estende por mais de 2.000 km ao longo da costa nordeste da Austrália e é considerada uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. Quais são esses organismos e como eles formam esses recifes?
a)     Esponjas – à custa de secreções calcárias;
b)     Celenterados – à custa de espículas calcárias e silicosas do seu corpo;
c)     Pólipos de cnidários – à custa de secreções calcárias;
d)     Poríferos – à custa de material calcário terreno;
e)     Cnidários – à custa de material calcário do solo, como a gipsita.

(Uesb-BA) Animais do Filo Cnidaria apresentam, entre outras características:
a)     Respiração realizada pela superfície corporal;
b)     Ausência de cavidade gastrovascular;
c)     Embrião com três folhetos germinativos;
d)     Corpo com simetria bilateral;
e)     Sistema nervoso ganglionar.

Na epiderme dos cnidários há células que apresentam um líquido tóxico capaz de causar a morte de pequenos peixes e queimaduras em humanos. Qual é o nome dessas células típicas desses animais?
a)     Coanócitos;
b)     Porócitos;
c)     Cnidoblastos;
d)     Células mioepiteliais;
e)     Células-flama.

Marque a alternativa em que todos os animais são incluídos no filo cnidaria:
a)     Corais, anêmonas-do-mar e esponjas;
b)     Caravelas, água-viva e anêmonas-do-mar;
c)     Corais, água-viva e esponjas;
d)     Esponjas, caravelas e corais;
e)     Anêmonas-do-mar, esponjas e hidras.

GABARITO: C,A,C,B

FONTES

https://www.todamateria.com.br/cnidarios/
http://centerofbiology.blogspot.com/2013/11/cnidarios.html
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php
https://www.todabiologia.com/zoologia/cnidarios.htm
https://www.infoescola.com/biologia/cnidarios/
http://segundocientista.blogspot.com/2015/05/cnidarios-ou-celenterados.html

Comentários

Postagens mais visitadas