PORÍFEROS

PORÍFEROS

          Os poríferos, também chamados de esponjas ou espongiários, são animais invertebrados aquáticos e sésseis (ficam presos a substratos, como rochas), podendo formar colônias ou viver isolados. São pluricelulares e heterótrofos, não possuem nenhum tecido especializado ou órgão; seu desenvolvimento embrionário se dá até a blástula, logo, não possuem nenhum folheto embrionário, ou seja, nenhum tecido.  . O nome do grupo deve-se pela presença de poros pelo corpo. Os poríferos pertencem ao filo Porifera. Eles possuem as mais variadas formas, tamanhos e cores. Apresentam um padrão corporal básico, em formato de vaso, tubo ou barril.
                       

REPRODUÇÃO

          Os poríferos apresentam dois tipos de reprodução: a sexuada e a assexuada. São minoicos ou dioicos.
          Na reprodução sexuada, os espermatozoides são produzidos a partir de amebócitos e lançados na cavidade central. Esses espermatozoides podem entrar em outra esponja através dos poros e capturados pelos coanócitos, que auxiliam na fecundação do óvulo, formando, então ,um zigoto que forma uma larva móvel, que nada até se fixar em um substrato, dando origem a nova esponja.
          Já a reprodução assexuada, engloba três tipos:
  • Brotamento ou gemiparidade: ocorre em algumas esponjas, que ocupando um ambiente adequado em termos de temperatura, de oferta de oxigênio e de alimento, crescem bastante e podem desenvolver brotos laterais.
  • Gemulação: ocorre quando algumas esponjas de água doce ficam sujeitas à escassez de água. Nessa condição, elas geram pequenas bolsas, com células em atividade metabólica quase nula e protegidas por um revestimento resistente. Quando as condições voltam a ser favoráveis, forma-se uma nova esponja.
  • Regeneração: as esponjas possuem enorme capacidade de regeneração. Quando cortadas em vários fragmentos e colocadas em condições favoráveis, cada fragmento pode originar um novo indivíduo.
           

ALIMENTAÇÃO 

          Os poríferos se alimentam de plâncton, animais e plantas microscópios, e pequenas porções de matéria orgânica, capturados e digeridos em vacúolos digestivos pelos coanócitos (apenas uma parte), a outra parte é digerida pelos amebócitos, sendo posteriormente distribuída a todas as células.

ESTRUTURA

           Apresentam poros por toda sua superfície, estes podem ser chamados de óstios e são compostos por células denominadas porócitose tem como função permitir a passagem de água. Possuem uma "parede" externa denominada pinacoderma, formada pelas células chamadas pinacócitos, estas possuem a função de proteção e revestimento. Na parte interna possuem os coanócitos, células com colarinho e flagelo que promovem o fluxo de água, realizam a captura de alimento e a digestão; os coanócitos são muito semelhantes as estruturas dos coanoflagelados, pertencentes aos protoctistas, o que corrobora a teoria colonial de origem dos metazoários.
           O espaço entre a pinacoderme e os coanoflagelados é denominado de mesohilo ou mesênquima, e é neste espaço que ocorre a movimentação dos amebócitos, que são responsáveis pelo transporte de nutrientes para as demais células do organismo e podem assumir papel regenerativo, substituindo e se transformando em outras estruturas se necessário. Também no mesohilo encontram-se os arqueócitos, responsáveis pela secreção de estruturas de sustentação esquelética, e os escleroblastulos, produtores das espículas(estruturas de carbonato de cálcio ou sílica ou de fibras proteicas como a espongina) que servem como estrutura de sustentação (equivalente a um esqueleto). As esponjas possuem uma região oca chamada de espongiocele ou de átrio e uma abertura superior denominada ósculo, e é através dela que a água (depois de filtrada), as secreções digestórias e outros resíduos, inclusive gás carbônico, são eliminados.
Além disso, os poríferos podem, em condições inóspitas como o frio ou a seca, formar gêmulas -brotos internos de células que são depois liberados- como forma de conservar a espécie até as condições do meio se tornarem favoráveis.  



DICA DE VÍDEO DO DIA


RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS

-Animais aquáticos sem tecidos ou órgãos definidos, fixados ao substrato (sem nado livre)
-Forma cilíndrica, centro oco revestido por pinacócitos (Células de revestimento que formam a pinacoderme)
-São filtradores: A água entra pelos porócitos (buracos na pinacoderme) com oxigênio e com alimento que é digerido pelos coanócitos através de pinocitose ou fagocitose.
-Não possuem sistema nervoso nem células sensoriais.

ALGUMAS QUESTÕES

01) (UFAC/2009)   Sobre os poríferos qual das afirmativas abaixo é verdadeira?
a) São organismos invertebrados que possuem corpo com simetria bilateral e superfície porosa.
b) São organismos invertebrados, com corpo sustentado somente por fibras de espongina, que possuem coa-nócitos como tipo celular característico. Vivem principalmente em ambiente marinho. 
c) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente no mar, e se reproduzem exclusivamente de forma sexuada. 
d) São organismos conhecidos popularmente como esponjas, que possuem vida aquática, principalmente em água doce, e vivem fixados a um substrato. 
e) São organismos invertebrados, com corpo sustentado por espículas ou fibras que possuem coanócitos como tipo celular característico e vivem principalmente em ambiente marinho. .

02) (UFPI) Indique as características que tornam os organismos do filo Porifera bem diferentes daqueles de outros filos animais:
a) Não podem se reproduzir.
b) As formas adultas são sésseis.
c) Não respondem a estímulos externos.
d) Alimentam-se através de mecanismos de filtração.
e) Suas células não são organizadas em tecidos.

03) (FURG/2008) Assinale a alternativa que apresenta a função dos tipos celulares de Porífera.
a) A digestão do alimento é realizada pelos coanócitos, e os nutrientes são distribuídos pelos pinacócitos.
b) Os coanócitos são responsáveis pela fagocitose das partículas alimentares.
c) Os amebócitos são responsáveis somente pela produção das espículas.
d) Os porócitos são as células que circundam a abertura do ósculo, por onde entra a água para a espongiocele.
e) Os pinacócitos formam o tecido presente entre a parede externa do corpo e a parede da espongiocele.

04) (PUC-RS) Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que:
a) as esponjas de estrutura asconóide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial.
b) o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.
c) abaixo dos pinacócitos se encontra uma matriz protéica gelatinosa contendo material esquelético e amebócitos.
d) os espongiários do tipo leuconóide são os únicos que não apresentam poros na superfície do corpo.
e) O sistema nervoso dos espongiários é pouco desenvolvido, mas já apresenta neurônios de vários tipos.

05) (UFSJ/2002-E) As esponjas (Poríferos), organismos primitivos na escala evolutiva, são insensíveis ao toque. Já as anêmonas e os corais (Cnidários) retraem-se quando os tocamos. A que você atribui esta diferença comportamental nos dois grupos de animais?
a) O exoesqueleto rígido, de formação calcária, impede a movimentação dos Poríferos.
b) Os sistemas nervoso e muscular, ainda que rudimentares, estão presentes somente nos Cnidários.
c) Os Cnidários possuem cnidócitos, que são células sensoriais primitivas espalhadas de modo difuso na epiderme do animal.
d) Os Cnidários são os primeiros animais a possuírem um cordão nervoso central conectado a neurônios epidérmicos, sensíveis a estímulos mecânicos, químicos e luminosos.

06) (UFC/2003) “Recifes são ambientes resistentes à ação de ondas e correntes marinhas, estando entre os ecossistemas mais produtivos. Podem ter origem biogênica ou não. Recifes biogênicos são formados por organismos marinhos (animais e vegetais) providos de esqueleto calcáreo”. (Ciência Hoje, jan-fev 200, pág. 19”.)
O filo animal mais representativo na formação de recifes e sua respectiva classe é:

a) Arthropoda-crustacea.
b) Mollusca-gastropoda.
c) Cnidaria-anthozoa.
d) Mollusca-cephalopoda.
e) Cnidaria-scyphozoa.


GABARITO: E, E, B, C, B, C

FONTES

https://d2692c.medialib.edu.glogster.com/P7diTPwNENiJTTyDXHyP/screenshots/6ij1v3vtrf33mo02hpci1aq/1457230936-source.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDoQBOhyphenhyphentKhqPa4mYTpaAVS4grJ1kkykJg4KAIkSUsb23HkG2k-Cb2qw04HV1qjJa6v77azoCmmNFHuYOTfytABubD4YwfHNbSSTI5Ci-Lzbuph5n15vWuELyEMg_N8Sj7H81H-C9HYgrb/s400/reproducao-sexuada-das-esponjas.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihjNy8GIE6I6_Ifzc0uJxSel2StByQhItUJ1dM4aSWCBJ4f3_5zm1TKwHZyYKa6qBBiDtli5T7cXrN41bw2mqhOUFyG6K7E7MrexDC8NccZNsuGoVn8ytcbHDnLpMcrVEuEAglAz4AJSDa/s640/ASS.jpg
https://i.gifer.com/7qMU.gif
https://www.biologiatotal.com.br/blog/poriferos-62.html














Comentários

Postagens mais visitadas