Comparação de Algumas Divisões Protistas

Este artigo consiste em uma comparação entre os grupos: Dinoflagelados; Feofíceas; Clorofíceas; Euglenoídes.

Quanto ao número de células, parede celular, habitat e características gerais:
-Dinoflagelados: São organismos que em sua maioria apresentam formas unicelulares, ocorrendo algumas raras formas filamentosas; em sua grande maioria, são flageladas (dois flagelos eucarióticos diferentes), mas existem formas imóveis, amebóides, cocóides e coloniais palmelóides. Os dinoflagelados possuem uma complexa parede celular chamada anfiesma, e situa-se sobre o plasmalema.  A anfiesma é composta de vesículas achatadas, os alvéolos. Em algumas formas, estes alvéolos contêm placas sobrepostas de celulose que formam o que se chama a teca, que pode ter formas muito variadas. A maior parte das espécies pertencem ao plâncton marinho (mais especificamente do fitoplâncton), mas são também comuns em água doce. Estão intimamente relacionados com os protozoários ciliados, tais como Paramecium e Vorticella, e com os Apicomplexa (o filo do qual o parasita da malária faz parte). Muitas destas espécies têm capacidade fotossintética e formam o maior componente do fitoplâncton depois das diatomáceas. Algumas, as zooxantelas são endosimbiontes de animais ou protistas marinhos e têm um importante papel na biologia dos corais. São heterotróficas (saprófitos, parasitas e holozóicas), bem como formas que vivem em simbiose com animais.
 https://www.infoescola.com/biologia/divisao-pyrrophyta-ou-dinophyta-dinoflagelados/

-Feofíceas: É uma classe de algas sempre pluricelulares. As Phaeophyceae incluem formas pluricelulares, com verdadeira tecidos diferenciados. Geralmente apresentam rizoide, estipe e lâminas. O estipe de algumas formas pode estar provido de um conjunto de tubos (crivo) capazes de transportar água e produtos da fotossíntese. A parede celular é composta por duas camadas: a camada interior composta de celulose, mais resistente, que serve de sustentação; e a camada exterior, composta principalmente de algina, pegajosa quando está molhada, mas que se torna dura e quebradiça quando seca. São fundamentalmente marinhas, ainda que 6 géneros sejam de água doce, que privilegiam habitats de águas frias e bem oxigenadas.
Fucus distichus do Oceano Pacífico.https://pt.wikipedia.org/wiki/Phaeophyceae

-Clorofíceas: São seres unicelulares (isolados ou coloniais) e pluricelulares.
As clorofíceas são algas de cor verde, que têm a clorofila como pigmento predominante em suas células. Sua parede celular é composta basicamente de celulose e têm reserva de amido. Por causa dessas características são apontadas como possíveis ancestrais das plantas terrestres.
São encontradas em vários ambientes: na água salgada, na água doce e em locais úmidos, como troncos de árvores e barrancos. A reprodução é feita sexuada e assexuadamente.
Entre as algas verdes, pode-se observar todo um processo de reprodução sexuada, que vai desde a isogamia, heterogamia até à oogamia. A reprodução assexuada é feita através de esporos. Muitas apresentam alternância de gerações (metagênese).
 Algas clorofíceashttps://natureduca.com/botanica-clasificacion-ficofitos-01.php


-Euglenoídes: O Phylum Euglenophyta apresenta indivíduos de organização celular eucariótica e tal sempre unicelular. Existem euglenófitos heterotróficos, fotoautotróficos facultativos e indivíduos parasitas. O envoltório celular é constituído por uma película, que ocorre abaixo da membrana plasmática. Sua composição química é predominantemente protéica e lipídica, sendo o restante constituído de carboidratos. A película consiste de inúmeras “estrias” sobrepostas. Cada estria tem uma terminação mais fina e outra mais espessada. Alguns euglenóides possuem uma película flexível que permite à célula apresentar um movimento característico que, no meio aquoso ou úmido, se denomina movimento euglenóide (metabolia). Aproximadamente dois terços das mil espécies marinhas e de água doce dos Euglenóidea são heterotróficos e incolores. Apenas um terço é fotoautotrófico verde, como as espécies de Euglena.
http://blendmyfruits.blogspot.com.br/2012/05/kingdom-protista.html








Bibliografia:
https://www.infoescola.com/biologia/divisao-pyrrophyta-ou-dinophyta-dinoflagelados/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinoflagelado
https://pt.wikipedia.org/wiki/Phaeophyceae
https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/algas-verdes-cloroficeas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Euglenoidea
https://www.infoescola.com/reino-protista/algas-euglenofitas/
https://natureduca.com/botanica-clasificacion-ficofitos-01.php

 http://blendmyfruits.blogspot.com.br/2012/05/kingdom-protista.html

Comentários

Postagens mais visitadas