HISTÓRIA DA CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA


         É inquestionável que exitam milhares de variedades de seres. Para compreendê-los e estudá-los, os seres humanos tiveram que classificá-los de acordo com certas características específicas de cada indivíduo. Para entendermos quais características foram aplicadas a cada ser, devemos ficar cientes sobre a caminhada que o homem deu até chegar no que é hoje e entender a história por detrás da classificação biológica.

Fonte: http://www.biologia.edu.ar/biodiversidad/clasif.htm


PLATÃO (III a.C)
Fonte: http://filosofiapop.com.br/texto/filosofia-a-politica-cultural-de-platao/
        O filósofo e matemático grego acreditava no hiperurânio, ou no mundo de ideias, que nada mais era que o mundo inteligível -ou das ideias- e, além disso, utilizava o termo eidos que se referia às formas (a primeira relação para espécie específica e invariável). Portanto, a classificação clássica tem sua origem em Platão, que teve a ideia de agrupar objetos de acordo com a semelhanças de suas propriedades, ou seja, seriam classificadas por um conjunto de características semelhantes compartilhadas por seus membros. Desta forma, qualquer objeto deveria pertencer exclusivamente a uma das categorias propostas.



ARISTÓTELES (384-322 a.C)

          Aristóteles, aprofundando-se nas ideias de seu professor Platão, já classificava os organismos.  Foi ele, o primeiro a usar o termo categoria (do grego: Κατηγοριαι). De acordo a critérios, mais precisamente a semelhanças morfológicas, escolhidos por ele, Aristóteles dividiu os seres em categorias.  Ele os categorizou em dois reinos :animais e vegetal. Além disso, subdividiu os animais de acordo com o meio em que se movimentavam (água, terra e ar), ou seja, utilizou um critério ambiental. Em sua obra "Organon", ele estabelece 5 categorias que descrevem como nós seres humanos compreendemos a realidade - Gênero - Espécie  -  Diferença  -  Propriedade  -  Acidente -.


Fonte: http://www.notapositiva.com/old/pt/trbestbs/biologia/11_observ_bacterias_vinagre.htm



TEOFRASTO DE ERESOS (372-287 a.C)

          Considerado o Pai da botânica, Tirtamo -seu verdadeiro nome, uma vez que Teofrasto era uma alcunha concedida por Aristóteles para indicar suas qualidades como orador- foi o responsável pela classificação de 500 plantas, aproximadamente, de acordo com as técnicas da agricultura (relação de colheita com solo, clima, água e habitat) e da horticultura e, inclusive, até hoje em dia usamos alguns grupos de plantas como famílias botânicas. Classificou as plantas como:
  • Ervas
  • Subarbustos
  • Arbustos
  • Arvoretas
  • Árvores


CARL VON LINNÉ (1707-1778)

          Conhecido como Linnaeus, Carl Von Linné é o autor de "Systema Naturae", uma obra composta por 12 edições nas quais dividia a natureza em três reinos: mineral, vegetal e animal. Além disso, utilizou um sistema hierárquico de categorias completas (Espécie-Gênero-Família-Ordem-Classe-Filo-Reino), reutilizando as categorias criadas anteriormente pelos nomes citados acima -Gênero e Espécie-. Portanto, baseando-se no critério de semelhança de características morfológicas, fisiológicas, anatômicas e bioquímicas, Linnaeus criou mais 5 taxa, foram elas:
  • Família
    Fonte: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/156.htm
  • Ordem
  • Classe
  • Filo
  • Reino



          



Comentários

Postagens mais visitadas