Reino Protoctista

  O reino protoctista é constituído por organismos unicelulares, ou pluricelulares, eucariontes representados pelos protozoários e algas. Não é um grupo natural e não constitui um clado e portanto, não possui um ancestral em comum.
  O reino é basicamente o englobamento de uma grande quantidade de organismos, sendo que eles são compostos por células estruturais formuladas a partir de camadas externas que são reforçadas a partir de um material proteico. Além disso, também recebem o reforço de carapaças minerais e foraminíferos. O citoplasma desses organismos é dividido em duas zonas, sendo a externa classificada como ectoplasma e a interna como endoplasma.
 
Os protozoários podem ser classificados de acordo com seu modo de locomoção:
  • Rizópodes (Filo Rhizopoda): locomoção por pseudópodes;
  • Ciliados (Filo: Ciliophora): locomoção através de cílios;
  • Flagelados (Filo Flagellata): locomoção através de flagelos;
  • Esporozoários (Filo Sporozoa): não têm sistema de locomoção; 
 Resultado de imagem para protoctistahttp://www.elpopular.pe/series/escolar/2015-06-05-reino-protoctista

   No caso, pode-se classificar como seres protistas os protozoários e as algas unicelulares. Os protozoários são constituídos por seres heterótrofos, significando que eles representam um grupo de eucariontes com mais de 20 mil espécies. A grande maioria dos protozoários é representada por seres aquáticos que vivem em mares, aquários, rios, poças, tanques, lodos e terra úmida. Ocorre que muitos são microscópicos, mas há outros que podem ser vistos.
  Os representantes do reino protista se reproduzem através de bipartição, também conhecida como cissiparidade ou divisão binária, num processo de reprodução assexuada. Assim como nas bactérias, a célula cresce, têm seu núcleo dividido em dois, depois o resto da célula se divide, originando duas células geneticamente idênticas.
  Assim como as algas, também são autótrofos facultativos. Esses seres ainda são capazes de realizar fotossíntese, caso ocorra algum problema ou escassez de alimentos.
 
 Resultado de imagem para protoctistahttps://descomplica.com.br/blog/biologia/resumo-virus-monera-protoctista-fungi/

 
  As algas são seres eucariontes, unicelulares ou pluricelulares e também autótrofos fotossintetizantes. As algas são classificadas de forma simples e de acordo com o seu pigmento fotossintetizante, e também por conta da substância de reserva que está presente dentro das células das algas. A classificação pode ser em algas euglenas, dinoflagelados, diatomáceas, algas pardas, vermelhas e verdes.
  – Euglenas: Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e b, além de carotenoides e com substância de reserva paramilo.
  – Dinoflagelados: Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e c, além de carotenoides e peridinina. Sua substância de reserva é amido.
  – Diatomáceas: Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e c, além de carotenoides e principalmente fucoxantina. Sua substância de reserva é crisolaminarina.
  – Algas Pardas: Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e c, além de carotenoides e fuxocantina. Sua substância de reserva é manitol e laminarina.
  – Algas Vermelhas: Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e d, além de carotenoides e ficoeritina. Sua substância de reserva é amido das florídeas.
  – Algas Verdes: Algas com pigmentos fotossintetizantes com clorofila a e b, além de carotenoides e xantofilas. Sua substância de reserva é amido.



Bibliografia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Protista
https://www.resumoescolar.com.br/biologia/reino-protoctista/
https://descomplica.com.br/blog/biologia/resumo-virus-monera-protoctista-fungi/
https://www.todamateria.com.br/reino-protista/
https://www.todoestudo.com.br/biologia/reino-protista

Comentários

Postagens mais visitadas